"O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida." (Leon Tolstoi)

25 de ago. de 2010

Há flores em tudo o que eu vejo!!

Lulus de plantão, ares campestres tomam conta da moda nessa primavera - verão. E é de lá, do campo, que vem as flores. Delicadas e miúdas ou grandes e suaves, elas aparecem em quase todas as peças do guarda-roupa, inclusive nos acessórios. Como na natureza, os tamanhos variam, mas as flores miúdas das estampas Liberty são as donas da temporada. Essas estampas tem história.
A estampa Liberty ganhou esse nome em referência direta ao seu criador, o inglês Arthur Lasenby Liberty. Ele fundou uma loja em 1875,que fez muito sucesso por vender tecidos com inspiração campestre, as estampas de flores miúdas. Inicialmente ganhou o nome de Liberty Art Fabrics, depois mudou para Liberty of London, existe até hoje e é localizada em Londres.
A idéia vem impregnada de jovialidade e romance. Os tecidos são vaporosos, quase como camisolas angelicais. Chiffons, georgetes e algodões finíssimos são misturados com rendas, laises, fitas e macramés, valorizando também o artesanal.
Quando as flores aumentam no tamanho, são aguadas ou estilizadas, como nas estampas de sofás e cortinas da era vitoriana. Esqueça os girassóis. São fortes e grandes demais para entrar nessa temporada floral. Para aderir ao estilo, vale misturar estampas diferentes em patchworks delicados e até mesclar flores com listas e pois. Bordados em alto relevo, flores vazadas nos tecidos e aplicações de flores feitas com fitas são recursos originais que trazem um novo frescor à estação.

Dicas de como usá-las:
- As miúdas como as das estampas Liberty, favorecem todos os tipos físicos. A grande vantagem é que elas funcionam muito bem quando misturadas com outras estampas.

- Estampas florais normalmente chamam mais a atenção. Evite que elas tenham um destaque maior do que o desejado.

- Flores em tons fortes (do vermelho ao amarelo), dão a impressão de aumentar a silhueta. Tons escuros ou frios, (do azul ao verde) são mais neutros.

- Na hora de apostar na estampa floral, prefira tecidos leves e fluídos, como chiffons, georgetes e algodões.

- Mulheres magras podem abusar de vestidos e túnicas em estampas florais de todos os tamanhos. Cintos largos na cintura podem ser usados à vontade.

- Quem está fora de peso, deve aproveitar para usar as flores em acessórios como cintos, bolsas, lenços e sandálias.

- Uma maneira mais atual de usar peças com a estampa é misturando com acessórios mais pesados, numa onda rocker. Ankle boots, tachas, cintos e couro ajudam a quebrar o look de boa moça, deixando você mais atual sem perder a feminilidade.

Para um look Militar, invista em uma jaqueta em tom verde militar.

Para um look Rocker (mais pesado), use uma jaqueta Perfecto e acessórios pretos, como, sapato, cinto e bolsa.

Para um ar Hippie Chic, abuse de acessórios tons de marrom, chapéus e tranças arrematam a produção.

Enfim.. se for o seu estilo use e abuse..Beijos


                                            Loja Liberty of London na Regent Street
Inspirem-se!

Nenhum comentário: