"O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida." (Leon Tolstoi)

13 de abr. de 2010

Pedrarias para o verão


A temporada primavera/verão 2011 irá trazer - para os calçados e acessórios - uma interessante mistura de referências culturais, além de um mix de tonalidades, formas e texturas. Dentro deste contexto, as pedrarias - que em diferentes estações - enfeitam os modelos continuarão embelezando os pés das fashionistas nos dias frios. O designer Gilberto Ronnau (Novo Hamburgo/RS) fala que os componentes continuarão presentes nas modelagens e serão aplicados em peças de diferentes versões. Os elementos - naturais, resinados, semipreciosos, cristais ou strass - são confeccionados em formatos geométricos ou inspirados na natureza, com formas de folhagens e flores.

O designer antecipa que, nas sandálias, as gemas coloridas decoram o peito do pé como joia e dão um efeito contrastante em uma produção mais neutra. "Pura sofisticação, os calçados de salto também ganham aplicação com pedras em resina ou de plástico. Já nas outras sandálias, as pedras são aplicadas nas tiras de couro", detalha Ronnau.

Segundo a pesquisa que a estilista Íris Pinheiro (Jaú/SP) vem fazendo, as coleções para o verão 2010/2011 chegam enfeitadas de cristais e pedrarias nos mais variados tamanhos e formas. Para a designer, as pedrarias sempre estão presentes, seja no tamanho que for, pois valorizam o calçado ou acessório. "O verão é uma estação quente, alegre e pede por cores vivas bem como pedrarias que dão um toque de brilho ao produto", explica.

Pedras transparentes em forma de gotas, cestavadas e quadradas, entre outras, são exemplos do tipo de pedraria que o consumidor irá encontrar nos produtos de verão de acordo com o estilista Eduardo Tondin (Três Coroas/RS). Ele ressalta ainda que a estação terá muita mistura de pedras com miçangas. "É o étnico misturado com o sofisticado, o que resulta num calçado ou acessório elegante", afirma. Os tamanhos das pedras que estarão nos pés da mulher brasileira são pequenas, médias e grandes. O estilista observa ainda que os componentes rebordados se destacarão na capa do salto.

Nenhum comentário: