"O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida." (Leon Tolstoi)

22 de abr. de 2010

No Dia do Planeta Veja 10 Dicas pra ser um Fashinista Ecológico

Não é necessário deixar as tendências e o bom gosto de lado para colaborar com o futuro do planeta, é só investir em moda sustentável e escolher suas roupas conscientemente.

Veja abaixo as 10 dicas para se tornar um fashionista ecológico.

1ª) Garimpe as tendências nos brechós. Com o vai-e-vem da moda, você facilmente encontra em meio a peças vintage opções bastante atuais. Outro ponto positivo: o preço.

2ª) Doe roupas. Abra espaço no seu guarda-roupa para novas peças, desfazendo-se das antigas que você não usa mais. A aproximação do inverno faz com que esta ação fique ainda mais legal.

3ª) Promova bazares entre os amigos e familiares, para o troca-troca de roupas. Quem sabe aquela saia lápis de cintura alta que você queria não está há anos encostada no armário da sua tia? Ou o blazer boyfriend que você procurava não está jogado numa pilha esquecida pelo irmão mais velho do seu melhor amigo?

4ª) Preste atenção para quem você está dando o seu dinheiro. Escolha comprar roupas de marcas que tenham preocupação com o meio ambiente

5ª) Observe as etiquetas de composição das peças. Escolha aquelas que utilizam tecidos orgânicos e ecológicos

6ª) Deixe a pele animal de lado. Invista em peças em couro vegetal

7ª) Em vez de comprar novas roupas, customize as que já tem. Transforme a calça jeans em shortinhos da moda, borde pedrarias em sua camiseta, detalhe a jaqueta preta com tachas, coloque correntes na sua regata.

8ª) Lave menos suas roupas. É claro que isso não significa virar o “Cascão da moda”. Mas, se você colocou uma jaqueta para o trajeto até o trabalho ou vestiu uma calça jeans apenas para ficar em casa de manhã, muitas vezes a peça não sujou e pode ser usada novamente sem comprometer a sua boa higiene. Assim, você desgasta menos a roupa e economiza água. Quando precisar levar as peças a uma lavanderia, opte por aquelas ambientalmente responsáveis, que possuam programas de reutilização de água, por exemplo.

9ª) Troque as sacolas plásticas e de papelão das lojas pelas de pano.

10ª) Inclua as embalagens e sacolas das roupas que ganhou no lixo reciclável. Se seu condomínio, trabalho ou escola não possuírem um sistema de coleta seletiva, peça aos responsáveis!

Nenhum comentário: